Impossível você não querer saber o que é uma coisa com esse nome. Acredite, é MUITO mais interessante do que parece – trata-se do apelido dado ao governo que assumiu Portugal em 2014, numa coalizão inédita de partidos de esquerda. Como funciona esse negócio? Algo semelhante seria possível no Brasil? Conversamos com o Pedro Miguel Santos, do podcast Fumaça, porque somos internacionais, bêibi.
Ficha técnica
Host: Thiago Corrêa
Convidado: Pedro Santos
Edição: Thiago Corrêa
Capa: Leticia Dáquer
Data da gravação: 12/10/2018
Data da publicação: 17/10/2018
Músicas:
- Ricardo Teté – Geringonça
- Proveta e Penezzi – Jeringonça
- Elza Soares – Jiringonça
- MC Linn da Quebrada – Bixa Preta
- Lotus Fever – Together
Links mencionados no episódio
Uma breve explicação do que é a Geringonça, no Medium
Esquerda portuguesa encontra a fórmula do sucesso econômico (El País, 01/04/2018)
A esquerda de Portugal forja um Governo para combater a austeridade (El País, 22/10/2015)
A “geringonça” “é como os iogurtes: tem um prazo de validade” (Público, 22/05/2018)
A “geringonça” portuguesa pode ser a “quarta via” do socialismo europeu? (Público, 11/05/2017)
“Quem sabe se teremos uma ‘geringonça’ brasileira?” (Público, 13/04/2018)
A ditadura portuguesa e sua polícia política (Público, 29/10/2012)
Vítimas de Salazar, Estado Novo e violência política (Livro de João Madeira, Irene Flunser Pimentel e Luiz Farinha, 2007)
Jabás
Pedro Santos
Thiago Corrêa
Twitter: @thiago_czz
A Balada do Pistoleiro
Pedro Santos
Bons trabalhos jornalísticos feitos em Portugal:
Musicais:
MC Lin da Quebrada
Lotus Fever
#MULHERESPODCASTERSMulheres Podcasters é uma ação de iniciativa do Programa Ponto G, desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiram mulheres na comunidade de podcasts Brasil.
O Pistolando apoia essa iniciativa.
Apoie você também: compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e nos ajude a promover a igualdade de gênero dentro da podosfera.
Links do Pistolando:
Twitter: @PistolandoPod
Instagram: @PistolandoPod
Que descoberta fabulosa ! O Pedro Santos deu um panorama que eu não conhecia e fiquei bastante interessado, mesmo o sotaque sendo bastante complicado para mim, um velho argentino em terras brasileiras.
Só porque ando bastante desilusionado (DESCULPA) acho difícil, beeeem difícil, uma gerigonça aqui no Brasil, pelo menos no curto-médio prazo.
Vamos ser sinceros: se o seu Andrade ganhasse, teriamos o inferno de Dilma -as casas do congresso contra, empresários contra, população contra, levantes neonazistas gritando ‘fraude nas urnas’, e etc…
Se o Bozo ganhar não preciso descrever esse inferno, primeiro porque já passamos por aqui-ou nossos avós, para ser mais exato. Nas palavras dele, o ideal era o brasil dos anos 50: anos de chumbo, corrupção de estado por baixo dos panos, racismo institucional, ‘lgbt?, o que é isso?’, ‘pautas sociais? vitimismo’ e por aí vai…
A esquerda precisa se reinventar, e é um bom modelo para seguir, isso sim. Mas com as atuais lideranças, não estou confiante.
Mudando de assunto, queria trazer algo bom/ruim para vocês: o podcast Apenã da querida Ana Rosa trouxe no seu último capítulo uma denúncia que é importante, a seguir:
https://soundcloud.com/apenan/apena-027-impactos-da-mineracao-xikrin-do-katete
Digo que é bom/ruim, porque o podcast Apenã é excelente mais do que bom, mas ruim pela notícia das evidências de contaminação que as comunidades indígenas sofrem.
Adoraria se pudessem divulgar em futuros episódios, ouçam lá e tomara vocês fiquem muito pistolas, do jeito que eu gosto (riso nervoso).
Abraços e ‘la resistencia existe, carajo!’