O que é e como ouvir podcast?

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é magia, é tecnologia!

Podcasts são como programas de rádio, mas ao invés da gente ter que ficar ali coladinho do lado do aparelho esperando o programa começar num determinado horário, ele fica disponível na internet pra você baixar e ouvir quando quiser, inclusive offline.

Tá, mas como eu faço pra ouvir?

A coisa mais legal é que você não precisa fazer praticamente nada pra se preparar pra ouvir.

  • Se você tem um iPhone (RYCAAAAAAAAAAAAAAAAH), o iOS tem um aplicativo nativo (“nativo” é o aplicativo que já vem com o celular) bem fácil de usar. O ícone é roxinho, com o sugestivo e criativo nome “podcasts”. Caso você prefira um aplicativo mais completo e customizável, siga nossas dicas logo mais abaixo.

 

  • Se você usa um celular com Android, vai precisar baixar um app específico pra ouvir podcasts – esses apps se chamam “agregadores de podcast”. Tem um monte, a maioria grátis, mas com a alternativa de uma versão paga pra quem quiser ter mais opções de personalização e menos propaganda.

Como o Google não é bobo nem nada e já entendeu o potencial dessa plataforma, criou um agregador que já vai vir instalado nos celulares que usam Android, assim você nem vai ter o trabalho de catar um pra baixar. Se você é um desses early adopters que não pode esperar uma atualização, saiba que ele já está disponível na loja de aplicativos gratuitamente.

Nossos aplicativos recomendados

iPhone

Se você é do clube da maçã, a gente vai te poupar muito tempo de teste e incomodação atrás do aplicativo perfeito, vai na fé. Baixe aqui o Overcast e nos agradeça depois.

Android

O Android não fica pra trás e tem excelentes agregadores de podcasts. Dentre toda a variedade que você pode encontrar no Google Play, deixamos aqui o link do utilizado pela nossa equipe, o Podcast Addict, testado e aprovadíssimo.

O novato

Saiu do forno recentemente o Google Podcasts, que parece ser uma ótima opção caso você tenha um Android que sofre com falta de memória para novos aplicativos. Ele ainda é bem simples e não comporta todas as funcionalidades que um usuário mais alucinado experiente exige, mas como todo produto da gigante de tecnologia, será incrementado e melhorado em breve.

Como funciona o aplicativo?

Não importa que agregador você baixe, o funcionamento costuma ser bem facinho: você abre, digita o nome do podcast que está buscando (sugerimos Pistolando, parece que é bem interessante), e ele mostra uma coisa chamada “feed”. O termo é gourmetizado, mas nada mais é do que a lista dos episódios já disponíveis pra ouvir. Aí você tem duas alternativas: ou dá uma olhada no feed e escolhe um ou mais episódios com temas que te interessam e ouve só esse(s), ou assina o podcast, se você gosta do que ele propõe em geral.

Essa assinatura funciona exatamente como assinar uma revista: toda vez que um episódio novo sair, o aplicativo vai te avisar. “Ó, acabou de sair um novo Pistolando, quer baixar agora ou vai esperar chegar num lugar com wi-fi?” Você escolhe. Pode inclusive escolher não receber notificação nenhuma, ficando com a opção de ir lá manualmente dar uma bizoiada no feed pra ver o que surgiu de novo (não é muito prático, mas tem gosto pra tudo nesse mundo).

Não é obrigatório ouvir no celular, claro; você pode simplesmente clicar no link aqui no site e ouvir pelo navegador do seu computador mesmo.

Pronto! Agora você já sabe como funciona esse negócio de podcast. Baixe alguns pra experimentar, ouça no ônibus, lavando a louça, puxando ferro na academia, enquanto leva o cachorro pra passear, enquanto faz compras, na fila do banco… O bom dessa plataforma é que ela permite que você ouça o que quiser, quando quiser. Praticamente uma Netflix de áudio – só que melhor 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.